Investimento Responsável
Conheça nossos estudos sobre Investimento Responsável
Gerando valor no processo de investimento
Resumo longo: O vídeo mostra que os ativos de renda fixa e variável que compõem a carteira dos fundos geridos pela Itaú Asset são comprometidos com temas sociais, ambientais e de governança corporativa. Incluir esse olhar na análise dos ativos faz toda diferença para gerar mais retorno com menos riscos para os clientes.
Resumo curto: Apresentação das análises feitas pela Itaú Asset Management para analisar ativos quanto temas sociais, ambientais e de governança corporativa.
Início do vídeo
[Música tocando]
Aparece logo do Itaú em fundo cinza. O logo do Itaú desaparece e surge o logotipo da Itaú Asset Management.
Vista aérea do prédio da Itaú Asset Management.
[Música para]
Corta para Andrea Moufarrege da Itaú Asset Management em pé em uma sala. Atrás dela tem uma janela de vidro.
(Andrea começa sua fala)
Meu nome é Andrea Moufarrege, eu trabalho na Itaú Asset e vou contar para vocês o que são investimentos responsáveis e porque investir dessa forma pode trazer mais retorno para você.
Como gestora de recursos, a Itaú Asset tem a responsabilidade de escolher de forma ética e responsável os ativos de renda fixa e variável que compõem a carteira dos fundos.
Por isso, desde 2010, nós incluímos nos processos de análises quesitos sobre temas sociais, ambientais e de governança corporativa. Esse método também é conhecido como ESG.
Na tela aparece lettering escrito: Social Environmental Governance, (formando a sigla) ESG
Troca de imagem com câmera dando close no rosto de Andrea.
(Andrea diz)
Para implementar os processos ESG a Itaú Asset conta com uma equipe dedicada de especialistas. Eles estudam como que o resultado das companhias pode ser afetado em situações de desastres ambientais, boicotes de consumidores, condições inadequadas de trabalho e outros temas igualmente desafiadores.
No processo de cálculo do valor justo das companhias eles consideram qual seria o impacto de eventos sociais, ambientais e de governança corporativa.
Na tela aparece ícone com gráfico e lettering “Impacto no valor justo”.
(Andrea segue explicação)
Isso muda o quanto cada companhia vale ou deveria valer.
Atualmente, mais de 90% dos ativos sobre recurso da Itaú Asset já contam com a cobertura ESG.
Câmera afasta do rosto de Andrea.
(Andrea diz)
Nós somos comprometidos com investimentos responsáveis porque acreditamos que empresas com boas práticas estão mais bem preparadas pra lidarem com desafios de hoje em dia.
A forma com que as companhias lidam com eventos como escassez de recursos hídricos, mudanças climáticas ou mudanças de comportamento de consumo, fazem toda a diferença em como elas constroem seus resultados.
Câmera volta para o close no rosto.
(Andrea fala)
Incluir esse olhar na análise dos ativos faz toda diferença para gerarmos mais retorno com menos riscos pros nossos clientes.
Câmera faz imagem mais aberta.
(Andrea segue explicação)
Atuando assim nós trabalhamos não apenas em favor dos nossos clientes, mas também contribuímos para um crescimento econômico mais equilibrado com uma locação correta de capital.
Câmera foca no rosto de Andrea.
(Andrea questiona)
E você? Já pensou em como usar o seu dinheiro para construir um mundo melhor? Quando você escolhe um fundo gerido pela Itaú Asset você está confiando seus recursos a uma gestora comprometida com o tema sustentabilidade e que tem processos atuais e conscientes de escolha de ativos.
Se você quiser conhecer mais sobre nossos processos de investimentos responsáveis, leia nossos white papers e artigos, eles estão aqui na sessão insights, no site.
[Música tocando]
Entra tela cinza com logo Itaú Asset Management. Em seguida, aparece a frase Feita para ir além. Todos os dias.
[Música acaba]
Aparece logo do Itaú.
A Itaú Asset Management é denominação de segmento do Itaú Unibanco S.A. (CNPJ 60.701.190/0001-04) dedicado à gestão de fundos de investimento e carteiras administradas de clientes. Consultas, sugestões, reclamações, críticas, elogios, e denúncias, utilize o SAC: 0800 728 0728, todos os dias, 24 horas, ou o canal Fale Conosco (www.itau.com.br). Se necessário contate a Ouvidoria Corporativa Itaú: 0800 570 0011 (em dias úteis das 9h às 18h) ou Caixa Posta 67.600, CEP 03162-971. Deficientes auditivos ou de fala, todos os dias, 24 horas, 0800 722 1722. Logo da ANBIMA na parte inferior direita da tela com o texto A presente instituição aderiu ao Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para os Fundos de Investimento.
A dimensão ambiental (environment) na análise ESG
Transcrição do vídeo: Itaú Asset Management – ESG: Meio Ambiente (E)
Resumo: Vídeo de um minuto e cinco segundos que fala sobre Environmental, Social, Governance e como a dimensão ambiental é uma peça importante na análise ESG.
Início da transcrição.
[Trilha de música digital]
Vídeo começa com uma tela cinza, em seguida aparece no meio da tela quadrados de diversos tamanhos e nas cores branca, cinza claro, cinza escuro e laranja. No centro, no quadro maior, surgem as letras “ESG”, escritas respectivamente nas cores cinza escuro, cinza claro e laranja.
Todos os quadrados somem da tela, juntamente com as letras SG. Fica somente a letra E, que sai do centro da tela e vai um pouco para esquerdo. Na sua frente, aparece escrito, em laranja: “Environmental” e, embaixo, “Meio ambiente”. Mais abaixo, aparecem quatro traços laranjas, em cada um deles, uma frase em cinza escuro. De cima para baixo está escrito: “Gestão de resíduos; Água, Energia e Materiais; Biodiversidade e uso do solo; Mudança Climática”.
O título “Água, energia e materiais” fica em destaque, enquanto os outros ficam levemente apagados na tela. Em seguida o símbolo com a letra E dentro do quadrado e a palavra “Environmental” seguido de “Meio Ambiente” sobem para o canto superior esquerdo da tela.
No topo da tela, do lado direito, quatro quadrados, sendo um branco, um laranja, um cinza claro e um cinza escuro. Na parte de baixo do vídeo, no lado esquerdo, também aparecem cinco quadrados, sendo três brancos, um cinza escuro e um laranja. Na parte de baixo do vídeo, no lado direito, estão dois quadrados: um branco e um laranja. Então, surge no centro na tela um círculo. Nele, há uma textura que simula uma terra seca, acompanhada do texto: “A ocorrência de períodos cada vez maiores de estiagem e de eventos de escassez hídricas”. A textura de terra seca sai do círculo, em seu lugar, entram ícones de engrenagens que giram ao redor de uma engrenagem maior com um cifrão em seu centro. Elas acompanhadas de setas circulares que acompanham o movimento. O desenho é acompanhado do texto: “tem o potencial de impactar custos e até a capacidade produção das empresas em que investimos”.
O texto e o desenho das engrenagens desaparece. O círculo diminui de tamanho e se posiciona ao lado direito da tela, com um ícone de uma edificação dentro dele. Ao mesmo tempo, os quadrados que estão no topo e embaixo do lado direito do vídeo somem. Os quadrados do lado direito, embaixo da tela, passam por um efeito gráfico, em que um quadrado branco aumenta de tamanho e passa a ficar em destaque do lado esquerdo. Ao lado, dois quadros pequenos embaixo nas cores cinza escuro e laranja e em cima dois quadrados também pequenos nas cores laranja e branco. Dentro desse quadrado branco maior aparece a frase em cinza escuro: “Nesse sentido, durante o processo de avaliação das empresas que investimos”.
A frase some do quadrado branco e aparece a continuação: “consideramos a intensidade hídrica, localização das plantas da empresa e sua capacidade instalada de reuso de água” Ao mesmo tempo, em volta do círculo com o desenho da edificação, surgem ícones de gotas de água, setas circulares que simbolizam reciclagem e uma agulha de localização como utilizadas em mapas. Todos os ícones giram. A frase some do quadro e uma continuação toma seu lugar: “como formas de gerenciar e minimizar esse tipo de risco”.
[Trilha de música mais animada]
O quadrado branco, as frases e os desenhos saem da tela e surgem cinco quadrados de diferentes tamanhos, sendo três brancos, um cinza escuro e um laranja. No quadrado maior, de cor branca, aparece o desenho de duas gotas de tamanhos diferentes. Ao lado do desenho, surge a frase escrita em cinza escuro: “Para as empresas com processos de produção intensivos na utilização de água”. Então, na parte de baixo do vídeo no lado direito, surgem três quadrados de tamanhos diferentes, sendo um na cor branca, outro cinza escuro e outro laranja, que é maior e tem o desenho de uma edificação. Ao lado do desenho, aparece a continuação da frase, também escrita em cinza escuro: “estimamos o impacto financeiro de uma escassez hídrica, considerando como a empresa está preparada para lidar com essa variável”.
Todos os quadrados, desenhos e frases somem da tela, permanecendo somente o logo “Environmental”, que continua no topo da tela do lado esquerdo. Então, surgem dois quadrados na parte de baixo do vídeo no lado direito: um pequeno laranja e um maior branco. Em seguida, aparecem quatro quadrados um pouco mais acima, no lado direito também: dois brancos, um cinza escuro e um maior na cor laranja. Depois, cinco quadrados embaixo, no lado esquerdo, nas cores laranja, branco e cinza escuro. Do lado direito, entre esses quadrados, surge a frase escrita em cinza escuro: “Além da estimativa do impacto financeiro desse e de outros temas ambientais relevantes,”. A frase some e outra aparece em seu lugar, em cinza: “nossa equipe busca engajar para promover a adoção de melhores práticas” e, em laranja: “ambientais, sociais e de governança corporativa.”
Todos os elementos que estavam na tela somem e, então, surgem quadrados de diversos tamanhos e nas cores branca, cinza claro, cinza escuro e laranja. No centro, no quadro maior, surgem as letras “ESG”, escritas respectivamente nas cores cinza escuro, cinza claro e laranja.
O logo some da tela e surge o logo do Itaú Asset Management.
Fim da transcrição.
A dimensão social na análise ESG
Transcrição do vídeo: Itaú Asset Management – ESG: Social (S)
Resumo: Vídeo de um minuto e nove segundos que fala sobre Environmental, Social, Governance e como a dimensão social é uma peça importante na análise ESG.
Início da transcrição.
[Trilha de música digital]
Vídeo começa com uma tela cinza, em seguida aparece no meio da tela quadrados de diversos tamanhos e nas cores branca, cinza claro, cinza escuro e laranja. No centro, no quadro maior, surgem as letras “ESG”, escritas respectivamente nas cores cinza escuro, cinza claro e laranja.
Todos os quadrados somem da tela, juntamente com as letras EG. Fica somente a letra S, que sai do centro da tela e vai um pouco para esquerdo. Na sua frente, aparece escrito, em laranja: “Social” e, embaixo, aparecem quatro traços laranjas, em cada um deles, uma frase em cinza escuro. De cima para baixo está escrito: “Trabalhadores, Comunidades, Clientes, Fornecedores”.
O título “Comunidades” fica em destaque, enquanto os outros ficam levemente apagados na tela. Em seguida o símbolo com a letra S dentro do quadrado e a palavra “Social” sobem um pouco para o topo da tela, mais para o lado direito.
Então, surge no topo da tela, do lado direito, quatro quadrados, sendo um branco, um laranja, um cinza claro e um cinza escuro. Na parte de baixo do vídeo, no lado esquerdo, também aparecem cinco quadrados, sendo três brancos, um cinza escuro e um laranja. Na parte de baixo do vídeo, no lado direito, estão dois quadrados: um branco e um laranja. No meio da tela surge um desenho em cinza escuro de uma cidade com casas, árvore, indústria e prédios. Abaixo, uma faixa laranja separa o desenho da frase, em cinza escuro: “O desenvolvimento de grandes projetos de infraestrutura pode ocasionar impactos sociais e ambientais para as comunidades em seu entorno.”
No desenho, as imagens de casas, prédios e árvores são substituídas por desenhos de cifrões, que ficam rodando no mesmo lugar. No meio, permanece o desenho da indústria. Embaixo, depois da linha laranja, aparece a frase em cinza escuro: “A falta de engajamento com as comunidades impactadas pode resultar em atrasos e custos significativos durante o desenvolvimento desses projetos.”
Então, os desenhos dos cifrões somem e o desenho da indústria é movimentado na tela, ficando dentro de um círculo laranja. Ao mesmo tempo, os quadrados que estão no topo e embaixo do lado direito do vídeo somem. Os quadrados do lado direito, embaixo da tela, passam por um efeito gráfico, em que um quadrado branco aumenta de tamanho e passa a ficar no meio. Ao lado, dois quadros pequenos embaixo nas cores cinza escuro e laranja e em cima dois quadrados também pequenos nas cores laranja e branco. Dentro desse quadrado branco maior aparece a frase em cinza escuro: “Nesse sentido, durante o processo de análise das empresas em que investimos,”.
A frase some do quadrado branco e aparece a continuação: “consideramos o engajamento dessas empresas com as comunidades impactadas pelos seus projetos.” Ao mesmo tempo, em volta do círculo com o desenho da indústria, surgem outros três círculos laranjas menores que sugerem estar interlagos a esse. Em cada círculo temos os desenhos em cinza de: uma árvore e um prédio, uma casa e um prédio, uma casa e uma árvore.
[Trilha de música mais animada]
O quadrado branco, as frases e os desenhos saem da tela e surgem cinco quadrados de diferentes tamanhos, sendo três brancos, um cinza escuro e um laranja. No quadrado maior, de cor branca, aparece o desenho de um prédio e uma casa. Ao lado do desenho, surge a frase escrita em cinza escuro: “O objetivo é antecipar possíveis demandas das comunidades”. Então, na parte de baixo do vídeo no lado direito, surgem três quadrados de tamanhos diferentes, sendo um na cor branca, outro cinza escuro e outro laranja, que é maior e tem o desenho de uma mão com o polegar para cima. Ao lado do desenho, aparece a continuação da frase, também escrita em cinza escuro: “e avaliar se a empresa possui o consentimento prévio e informado dessas comunidades em relação ao seu empreendimento.”
Todos os quadrados, desenhos e frases somem da tela, permanecendo somente o logo “Social”, que continua no topo da tela do lado esquerdo. Então, surgem dois quadrados na parte de baixo do vídeo no lado direito: um pequeno laranja e um maior branco. Em seguida, aparecem quatro quadrados um pouco mais acima, no lado direito também: dois brancos, um cinza escuro e um maior na cor laranja. Depois, cinco quadrados embaixo, no lado esquerdo, nas cores laranja, branco e cinza escuro. Do lado direito, entre esses quadrados, surge a frase escrita em cinza escuro: “Em muitos casos a empresa deverá desenvolver contrapartidas (escolas, hospitais ou saneamento) que podem impactar o prazo para obtenção das licenças necessárias ao desenvolvimento e operação de seu empreendimento.” No meio da frase surgem três desenhos em laranja. Da esquerda para direita: um lápis, um círculo com cruz dentro e uma gota.
Todos os elementos somem da tela, permanecendo somente o logo “Social” e surgem quatro quadrados acima, no lado direito, nas cores branca, laranja e cinza escuro. Mais abaixo, dois quadrados nas cores branca e laranja. Entre esses quadrados, mais para o lado esquerdo da tela, surge a frase em cinza escuro: “Além da estimativa do impacto financeiro desse e de outros temas sociais relevantes,”.
A frase sai da tela e surge a sua continuação, escrita em cinza escuro e laranja: “nossa equipe busca engajar com as empresas para promover a adoção de melhores práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.”
Todos os elementos que estavam na tela somem e, então, surgem quadrados de diversos tamanhos e nas cores branca, cinza claro, cinza escuro e laranja. No centro, no quadro maior, surgem as letras “ESG”, escritas respectivamente nas cores cinza escuro, cinza claro e laranja.
O logo some da tela e surge o logo do Itaú Asset Management.
Fim da transcrição.
A dimensão de governança corporativa na análise ESG
Transcrição do vídeo: Itaú Asset – ESG: Governança (G)
Resumo: Vídeo de cinquenta e seis segundos que fala sobre ESG (Environmental, Social, Governance), abordagem que incorpora questões ambientais, sociais e de governança corporativa nas análises de investimento.
Início da transcrição.
[Trilha de música digital]
Vídeo começa com uma tela cinza, em seguida aparece no meio da tela quadrados de diversos tamanhos e nas cores branca, cinza claro, cinza escuro e laranja. No centro, no quadro maior, surgem as letras “ESG”, escritas respectivamente nas cores cinza escuro, cinza claro e laranja.
Todos os quadrados somem da tela, juntamente com as letras ES. Fica somente a letra G, que sai do centro da tela e vai um pouco para esquerdo. Na sua frente, aparece escrito, em laranja: “Governance” e, embaixo, em uma letra menor e também em laranja está escrito “Governança”.
Em seguida esse símbolo sobe um pouco para o topo da tela e, abaixo, aparece um traço laranja com a frase em cinza escuro: “Independência e Qualidade do Conselho”. Abaixo está outro traço laranja com outra frase em cinza escuro: “Governança Corporativa”.
A frase “Independência e Qualidade do Conselho” fica em destaque, enquanto “Governança Corporativa” fica levemente apagada na tela. Ao mesmo tempo, o logo “Governance” fica com as letras em movimento.
As frases somem da tela e o logo “Governance” diminui de tamanho e sobe para o topo da tela do lado esquerdo. Então, surge no topo da tela, do lado direito, quatro quadrados, sendo um branco, um laranja, um cinza claro e um cinza escuro. Na parte de baixo do vídeo, no lado esquerdo, também aparecem quatro quadrados, sendo um branco, um cinza escuro, um cinza claro e um laranja. Na parte de baixo do vídeo, no lado direito, estão dois quadrados: um cinza claro e um laranja. No meio da tela surge uma círculo laranja e dentro dele um ícone representando várias pessoas. Embaixo, está a frase em cinza escuro: “A avaliação do grau de governança corporativa de uma empresa contempla diversos indicadores.”
Em seguida, a frase sai da tela e entra outra frase, também em cinza escuro: “Dentro dos indicadores considerados de maior relevância pelo mercado está o grau de independência do conselho de administração.”
Então, os quadrados que estão na parte de baixo do lado esquerdo do vídeo somem, juntamente com o círculo laranja com ícone de pessoas e a frase.
Do lado esquerdo surge um quadrado branco com uma frase em cinza escuro escrita dentro dele: “Conselheiros independentes são aqueles que não possuem:”. Ao lado do quadrado, surgem três frases escritas em cinza escuro, divididas por três traços laranjas. De cima para baixo, em cada frase está escrito: “Vínculo empregatício com a empresa nos últimos 5 anos; Parentes empregados; Relações com seus executivos.”
Todas as frases e traços somem da tela e o quadrado branco permanece, juntamente com logo “Governance”, que continua no topo da tela do lado esquerdo e também os quatro quadrados no topo do lado direito e os dois quadrados embaixo no lado esquerdo.
No quadrado branco surge outra frase em cinza escuro escrita dentro dele: “Durante nosso processo de análise das empresas avaliamos:”. Ao lado do quadrado, surgem três frases escritas em cinza escuro, divididas por três traços laranjas. De cima para baixo, em cada frase está escrito: “Grau de independência do conselho das empresas; % de mulheres no conselho; Organização de comitês internos.”
[Trilha de música mais animada]
O quadrado branco, as frases e os traços saem da tela e surgem cinco quadrados de diferentes tamanhos, sendo três brancos, um cinza escuro e um laranja. No quadrado maior, de cor branca, aparece o desenho de uma indústria. Ao lado do desenho, surge a frase escrita em cinza escuro: “Todos esses indicadores são agrupados em nosso rating de governança corporativa para empresas de capital aberto e fechado,”. Então, na parte de baixo do vídeo no lado direito, surgem três quadrados de tamanhos diferentes, sendo um na cor branca, outro cinza escuro e outro laranja, que é maior e tem o desenho do Planeta Terra dentro dele. Ao lado do desenho, aparece a continuação da frase, também escrita em cinza escuro: “permitindo uma comparação das empresas com seus pares no Brasil e no exterior.”
Todos os quadrados, desenhos e frases somem da tela, permanecendo somente o logo “Governance”, que continua no topo da tela do lado esquerdo. Então, surgem dois quadrados na parte de baixo do vídeo no lado direito: um pequeno laranja e um maior branco. Em seguida, aparecem quadro quadrados um pouco mais acima, no lado direito também: três do mesmo tamanho, nas cores cinza escuro e branco e um maior na cor laranja. Do lado direito, entre esses quadrados, surge a frase escrita em cinza escuro: “Além da estimativa do impacto desse e de outros temas de governança corporativa relevantes,”.
A frase sai da tela, deslizando para baixo. Em seguida, surge a continuação dessa frase, escrita em cinza escuro e laranja: “nossa equipe busca se engajar com as empresas para promover a adoção de melhores práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.”
Todos os elementos que estavam na tela somem e, então, surgem quadrados de diversos tamanhos e nas cores branca, cinza claro, cinza escuro e laranja. No centro, no quadro maior, surgem as letras “ESG”, escritas respectivamente nas cores cinza escuro, cinza claro e laranja.
O logo some da tela e surge o logo do ItaúAsset Management.
Fim da transcrição.
Como gestores dos recursos de nossos clientes, temos a responsabilidade de investi-los de forma ética e responsável, buscando um completo entendimento das oportunidades e dos riscos envolvidos em nossas decisões. Além disso, o horizonte de investimento no Brasil era de curto prazo até pouco tempo atrás. Porém, com as alterações que estamos vendo no cenário econômico, os investidores estão revendo essa questão. Dessa forma, olharmos empresas que se preocupam com a perenidade e sustentabilidade de seus negócios e produtos se torna relevante ao mesmo tempo em que o nosso horizonte de investimento é alongado.
A integração de questões ESG na avaliação de empresas tem como objetivo gerar valor por meio da obtenção de um retorno mais ajustado ao risco dos portfolios. Analistas cientes do impacto financeiro de questões ESG podem tomar melhores decisões de investimento. Então, integramos aspectos que a análise financeira tradicional não irá olhar. Considerando essas questões no nosso processo de investimento, temos uma visão completa dos riscos e oportunidades. Fazemos tudo isso através de um modelo que engloba os temas relevantes e materiais para cada um dos setores e empresas investidas.
Além disso, atuamos nessa frente através do voto em assembleias de empresas investidas (proxy voting) considerando questões ESG e promovendo melhores práticas para a sustentabilidade destes negócios.
Outra forma relevante que atuamos é através dos engajamentos com empresas investidas, gerando valor na medida em que as empresas enderecem adequadamente temas ESG relevantes às suas operações.
O impacto gerado por essas práticas é muito grande quando consideramos a mudança de comportamento que causamos nas empresas que investimos.
Assim, o que significa tudo isso para nosso cliente? Ao investir conosco, essas questões já estão sendo consideradas em nosso processo de investimento independente da estratégia que ele escolha. Cada cotista de fundos da Itaú Asset pode saber que também está influenciando positivamente a sociedade, meio ambiente e a governança das empresas quando escolhe nossos fundos.
Empresas que se atentam as questões ESG estão mais bem preparadas para lidar com as mudanças nos padrões de produção e consumo utilizando de maneira mais eficiente os recursos naturais e minimizando o impacto de seus produtos e embalagens no meio ambiente.
A integração ESG na avaliação de ativos de Renda Váriavel e Renda Fixa traz informações adicionais às que estão tradicionalmente disponíveis sobre as empresas. Cientes dessas informações gestores podem tomar uma decisão de investimento mais bem informada, contribuindo positivamente com a obtenção de um retorno mais ajustado ao risco.
Sim! O Itaú Momento ESG Ações é o nosso fundo de renda variavél com gestão ativa ESG. Lançamos em 2020, o Carteira ESG Internacional e os fundos Itaú Index ESG Energia Limpa e o Itaú Index ESG Água.
Também temos dois ETFs: o ETF ISUS11, que segue o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3) e o ETF GOVE11, que segue o índice de governança corporativa da B3 (IGCT).
Com histórico de 15 anos, o ISE B3 foi uma iniciativa pioneira na América Latina e é composto por empresas que estão alinhadas às demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade ao mesmo tempo que estimula a responsabilidade ética nestas corporações. Hoje o ETF conta com 30 empresas representando mais de 10 setores diferentes da economia que segue o índice de sustentabilidade da B3. O ETF GOVE11 segue o índice IGCT, o qual contém companhias as quais voluntariamente adotam critérios diferenciados de governança corporativa, devendo estar presentes nos segmentos Novo Mercado ou nos Níveis 1 ou 2 da B3.
Os resultados de performance do ISUS11 e GOVE11 são boas evidências de que estratégias dedicadas a ESG geram performance superiores a benchmarks tradicionais. Ambos ETFs tiveram retornos superiores ao Ibovespa em janelas de longo (24 meses- maio/18-maio/20 e de curto prazo (4 meses -jan/20-abril/20), sendo que o desempenho nesse último período mostra a resiliência desse tipo de empresa em períodos de alta volatilidade. As performances sempre atualizadas desses fundos podem ser encontradas em https://www.itnow.com.br/.
Nosso modelo antecipou por exemplo uma possível perda de licença por uma empresa por conta do nosso monitoramento de reclamações de consumidores, mapeada através da dimensão social. Em outra ocasião conseguimos mapear quais as empresas estavam mais bem posicionadas para enfrentar a crise hídrica observada entre 2014-2016. Com essa informação os gestores dos fundos puderam reorganizar as carteiras e proteger os investidores.