Aviso importante
Nossas análises econômicas evoluem rapidamente conforme mudanças de cenário. Fique atento a data base de cada relatório. 

Destaques da Semana

13/09/2021

 

O time de pesquisa econômica da Itaú Asset Management publicou novas projeções para os principais índices econômicos relativos ao final de 2021 e 2022.Foram revisadas todas as principais projeções macro, com destaque para a inflação IPCA 2022.

 

Sobre atividade, os impactos de um PIB do segundo trimestre, mais fraco do que o esperado por nós (-0,1% Vs 0,2% esperados), nos levaram a revisar o crescimento de 2021 de 5,3% para 5,0%, sem grandes alterações na dinâmica subsequente, com PIB para 2022 crescendo apenas 1,4%.

 

Em inflação, o destaque fica para 2022, com revisão de 4,1% para 4,4%, alteração que julgamos significativa, por ser acima do esperado pelo mercado (por volta de 4%), e levando em conta o horizonte relevante de política monetária para o Banco Central, que tem meta para 2022 de 3,50%, com tolerância de 1,5%.

 

Confira aqui a nossa tabela de projeções completa.

 

Ainda sobre dados divulgados na semana, conhecemos o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o mês de agosto, divulgação realizada pelo IBGE.

 

   -  Observamos uma inflação bem elevada, com avanço de 0,87% na inflação IPCA para o mês, acima dos 0,71% esperados pelo mercado e dos 0,73% esperados por nós. Os principais desvios para nossa projeção estão em preços administrados e alimentos, com indústria e serviços também mostrando algum viés de alta além do nosso número.

 

Sobre atividade, as vendas no varejo foram surpresa positiva para o mês de julho, mostrando avanço de 1,1% quando comparadas ao mês passado (considerando ajuste sazonal), enquanto o mercado esperava uma queda de 0,5%.

 

 

 

imagem com gráficos

Projeções Itaú Asset

08/setembro

Confira as projeções da nossa equipe econômica

Fique por dentro com a Itaú Asset

Receba nossos insights e relatórios de fundos em seu e-mail

imagem de uma pessoa segurando um celular com um email da Itaú Asset na tela