Transcrição do vídeo: Por dentro da gestão | Carteira Itaú de Investimentos
Resumo: Vídeo de quatro minutos e vinte e dois segundos que apresenta o fundo Carteira Itaú.
O vídeo inicia em uma tela cinza-escuro, com o logo do Itaú ao centro, em branco. O logo desliza para a esquerda, dando lugar às palavras “Itaú Asset”, em branco, estando “Itaú” em negrito. Logo abaixo, na parte inferior central, podemos ver pequenos ícones redondos representando, respectivamente, Instagram, LinkedIn, YouTube, Spotify e Telegram. O conteúdo fica alguns segundos na tela, até que o texto some e o logo do Itaú fica no centro da tela novamente. Em seguida, o logo abre em direção ao expectador, dando lugar à imagem de uma mulher de cabelos castanhos, blazer branco e fones de ouvido, em frente a um vaso de plantas e um quadro. A imagem da mulher está como que em uma tela, tendo, de fundo, uma imagem dinâmica em cinza-escuro com detalhes em cinza-claro. Pode-se ver o logo do Itaú no canto superior direito, seguido do texto “Itaú Asset”, ambos em cinza-claro.
(Milena inicia a fala)
Olá, eu sou a Milena Landgraf, gestora da família de fundos Carteira Itaú.
Ao lado esquerdo da imagem de Milena, surge um quadro branco com seu nome: Milena Landgraf, em letras cinza-escuro. Abaixo do nome, lê-se “Gestora Carteira Itaú”, em laranja. O quadro fica alguns segundos na tela e desaparece.
(Milena fala)
Hoje eu tô aqui pra explicar pra vocês o que é o fundo Carteira Itaú, qual é o objetivo e como ele se diferencia de um fundo multimercado. O Carteira Itaú, ele é um fundo de alocação que oferece um portfólio completo e diversificado por meio de alocação de diferentes ativos no Brasil e no mundo. Um fundo de alocação, ele tem como característica principal carregar posições compradas em ativos de risco. E por que essa diversificação, ela é tão importante, né? Porque ela acaba melhorando a relação de risco-retorno, ou seja, pro mesmo nível de risco, a gente aumenta o retorno esperado do fundo, ou então, com o mesmo objetivo de retorno, a gente acaba diminuindo o risco final do fundo, tá? A diversificação, ela envolve investir em ativos que se beneficiam em diferentes momentos do ciclo econômico. Eles acabam se complementando, tá? Então, por exemplo, quando a economia está aquecida, as ações sobem de preço e os títulos de renda fixa caem, um complementando o outro. O inverso é verdadeiro também num momento de desaceleração da atividade. Um outro exemplo: quando nós temos inflação, commodities normalmente é a classe de ativos que acaba se beneficiando mais, tá? E, por outro lado, quando o medo é deflação, commodities sofre e os títulos de renda fixa ganham muito de valor na expectativa de que os bancos centrais vão cortar juros pra poder estimular a economia.
A imagem de Milena some, dando lugar a uma transição cinza-escuro, branca e laranja. No canto superior direito, podemos ver o logo do Itaú, e pode-se “Itaú Asset” logo ao lado, ambos em branco. No centro da tela, há um quadro branco em que pode-se ler “Como funciona o processo de investimento do Carteira Itaú?” em cinza-escuro. O quadro fica alguns segundos na tela e desaparece, dando lugar a uma nova transição em laranja e branco, e voltamos a ver a imagem de Milena.
(Milena fala)
Nosso processo de investimentos. Ele é dividido em três fases. A primeira é análise dos ciclos econômicos e do comportamento dos ativos financeiros ao longo desses ciclos econômicos. Segunda parte: a identificação de qual momento do ciclo a gente tá naquele momento e também a escolha das classes de ativos que tendem a performar melhor nesse ambiente econômico. E por último, terceiro, terceira parte, a engenharia da construção do portfólio, que ela que vai determinar a melhor forma da gente combinar essas classes de ativos de uma maneira eficiente pra que a gente maximize aquela relação risco-retorno que eu comentei no começo. Pra que a gente tenha, no final das contas, um portfólio resiliente e com performance satisfatória no longo prazo, tá?
A imagem de Milena some, dando lugar a uma transição cinza-escuro, branca e laranja. No canto superior direito, podemos ver o logo do Itaú, e pode-se “Itaú Asset” logo ao lado, ambos em branco. No centro da tela, há um quadro branco em que pode-se ler “Qual a diferença do Carteira Itaú para um fundo multimercado?” em cinza-escuro. O quadro fica alguns segundos na tela e desaparece, dando lugar a uma nova transição em laranja e branco, e voltamos a ver a imagem de Milena.
(Milena fala)
E falando em longo prazo, é importante entender que o Carteira Itaú, ele é um produto bem diferente de um fundo multimercado. Os fundos multimercado são fundos de investimento que buscam oportunidades mais focadas no curto prazo, acabam mudando as posições com uma alta frequência e têm concentração maiores em algumas poucas teses de investimento. Eles não costumam se aproveitar de tendências longas, maiores que um ano. Então, dessa forma, a maneira de gestão dos multimercados acaba complementando muito o nosso portfólio dentro do Carteira Itaú. Inclusive, eles fazem parte da nossa alocação. Nós tivemos em média esse ano uma exposição de 30% em fundos multimercado, o que significa que, pra gente, os fundos multimercado são como uma classe de ativo, junto com outras que nós temos, por exemplo, renda fixa, ações, moedas e commodities, né? Então é uma outra classe de ativos que é uma peça importante do portfólio geral, como as demais classes de ativos. Portanto, o Carteira Itaú de investimentos consiste em uma carteira diversificada local e globalmente que está preparada pra oferecer retornos de longo prazo superiores ao CDI. E eu acho que vale mencionar também que, no nosso site, vocês encontram a nossa carta, atualizada mensalmente, com as informações de alocação, performance e os nossos comentários sobre os acontecimentos de mercado. Obrigada.
(Milena termina fala)
A imagem de Milena fecha até virar o logo do Itaú, em branco, tendo de fundo uma tela cinza-escuro. O logo desliza para a esquerda, dando lugar às palavras “Itaú Asset”, em branco, estando “Itaú” em negrito. Logo abaixo, na parte inferior central, podemos ver pequenos ícones redondos representando, respectivamente, Instagram, LinkedIn, YouTube, Spotify e Telegram.
Fim da transcrição.