Transcrição do vídeo: Fundos internacionais
Resumo: Vídeo de três minutos e quarenta e sete segundos que explica o que é e quais as vantagens dos fundos internacionais.
Início da transcrição.
Cartela de abertura com o título “Itaú Asset Management” em destaque. A cartela tem fundo branco e as letras são cinzas. No canto direito, ao lado do título, em tamanho médio, vemos o logo do banco Itaú nas cores azul e amarelo.
A tela com o título vai sumindo gradativamente e, em seu lugar, surge uma tela cinza, dessa vez com o rosto de uma mulher no centro. No canto superior direito, em tamanho pequeno, vemos o logo do banco Itaú na cor branca com a frase “Itaú Asset Management” escrita ao lado, também em branco. No canto inferior direito podemos ver um QR Code. A imagem da mulher aparece emoldurada em uma tela, simulando uma videoconferência. A mulher tem cabelos loiros e veste uma blusa azul-marinho.
Do lado direito surge seu nome. Malu Morad, Itaú Asset.
(Malu inicia a fala)
Olá. Eu sou a Malu, da Itaú Asset, e hoje eu estou aqui com o Eduardo Torrescasana, portfolio especialist, para falarmos sobre investimento no exterior. Edu, tudo bem?
A imagem de Eduardo surge ao lado direito da imagem de Malu. Eduardo veste uma camisa azul-claro e tem cabelos pretos curtos.
(Eduardo inicia a fala)
Tudo bem, Malu? Tudo certo? Como é que tá? Obrigado pelo convite, prazer estar aqui pra falar desse assunto.
(Malu fala)
Tudo certo. Edu, nos últimos anos, com a queda da Taxa Selic, o investidor brasileiro tem cada vez mais ficado interessado em investimentos não tradicionais, como multimercado, Bolsa, e agora, mais recentemente, investimentos internacionais. Como é que você enxerga esse movimento?
(Eduardo fala)
Ah, a gente enxerga de uma forma muito positiva, Malu, é uma excelente pergunta e uma excelente colocação, né?
A imagem de Malu some, dando lugar apenas à imagem de Eduardo, no centro da tela. Do lado esquerdo surge seu nome. Eduardo Torrescasana, Itaú Asset.
(Eduardo fala)
De fato, a redução da Taxa Selic tem acelerado essa procura por investimentos internacionais. Cientes disso, nós acabamos de lançar mais de 10 estratégias internacionais, algumas com risco cambial, outras sem, mas o principal ponto é justamente dar acesso e exposição pra o nosso investidor a esses mercados diversificados lá fora.
Do lado esquerdo da imagem de Eduardo aparece a frase +10 estratégias internacionais em letras cinzas. A palavra internacionais está grifada em laranja. A frase fica alguns segundos na tela e desaparece.
A imagem de Eduardo some, dando espaço à imagem de Malu no centro da tela.
(Malu fala)
Bacana, Edu, mais opções para os investidores. E por que é tão importante investir lá fora?
A imagem de Malu some, dando espaço à imagem de Eduardo no centro da tela.
(Eduardo fala)
Excelente, Malu. Acho que tem alguns motivos, né? O principal deles é a diversificação.
Do lado esquerdo da imagem de Eduardo aparece a palavra diversificação em letras brancas e grifada de laranja. A frase fica alguns segundos na tela e desaparece.
(Eduardo fala)
Quando a gente pensa em construir uma carteira de investimentos, a gente não pode ter só investimentos ligados à economia local, à economia brasileira, né? Então apesar de, historicamente, o brasileiro ter um viés doméstico muito grande e olhar somente pro Brasil pra investir, existe um grande mercado lá fora com o qual a gente pode diversificar a nossa carteira. O histórico recente do Coronavírus acho que nos ensinou isso de uma forma muito boa, né, porque os ativos ligados à economia local sofreram de uma forma bem significativa, e aquele investidor que tinha, de repente, uma exposição a dólar ou exposição a alguns outros investimentos internacionais conseguiu proteger sua carteira de uma forma mais otimizada em relação ao investidor que só tinha alocações locais.
A imagem de Malu surge ao lado esquerdo da imagem de Eduardo. Depois de alguns segundos, a imagem de Eduardo some, dando espaço à imagem de Malu no centro da tela.
(Malu fala)
De fato, Edu, a diversificação é uma ferramenta importante na construção da carteira do investidor. Conta então um pouco mais pra gente dessas novas opções de investimento no exterior.
A imagem de Malu some, dando espaço à imagem de Eduardo no centro da tela.
(Eduardo fala)
Então, Malu, pra auxiliar a diversificação dos nossos investidores, a gente criou alternativas tanto pra mercados desenvolvidos quanto pra mercados emergentes, que a gente sabe que tem particularidades e temas diferentes. Então, por exemplo, para mercados desenvolvidos, a gente tem aí na renda variável a americana, renda variável japonesa, acesso ao mercado de ações da Europa, e a renda variável global. Na renda fixa, temos alternativas de crédito, juros nominais e inflação americana.
A imagem de Malu surge ao lado esquerdo da imagem de Eduardo. Depois de alguns segundos, a imagem de Eduardo some, dando espaço à imagem de Malu no centro da tela.
(Malu fala)
Entendi, Edu, então opções de investimento pra ter acesso aos mercados globais, como Estados Unidos, Japão e Europa. E qual é a vantagem de investir em mercados emergentes?
A imagem de Malu some, dando espaço à imagem de Eduardo no centro da tela.
(Eduardo fala)
Então, Malu, acho que o investidor tem que ter sempre em mente aquela relação de risco e retorno, né?
Do lado esquerdo da imagem de Eduardo aparecem as palavras risco x retorno em letras brancas e grifadas de laranja. As palavras ficam alguns segundos na tela e desaparecem.
(Eduardo fala)
Então, via de regra, os mercados emergentes oferecem um risco maior que os mercados desenvolvidos, né? E pensando nisso, nós criamos dois produtos: um de renda variável que dá acesso às principais ações dos mercados emergentes, e outro de renda fixa que dá acesso às emissões soberanas dos governos desses países emergentes. Então são duas alternativas pro investidor diversificar seus investimentos, e que com um produto só ele consegue ter acesso a uma quantidade muito grande ou de ações ou de emissões de renda fixa desses mercados.
A imagem de Eduardo some, dando espaço à imagem de Malu no centro da tela.
(Malu fala)
Pra finalizar, Edu, esses produtos têm risco cambial? E qual é o investimento mínimo?
A imagem de Malu some, dando espaço à imagem de Eduardo no centro da tela.
(Eduardo fala)
Alguns têm exposição cambial, sim, e essas informações estão contidas no nosso material, se tem risco cambial ou não, e a qual risco cambial o investidor tá exposto. Quanto à aplicação mínima, é de um real, tornando esse investimento acessível aos nossos investidores.
Do lado esquerdo da imagem de Eduardo aparecem as palavras aplicação mínima em letras brancas e grifadas de laranja. Na linha de baixo está escrito R$1,00 em cinza. As palavras ficam alguns segundos na tela e desaparecem.
A imagem de Eduardo some, dando espaço à imagem de Malu no centro da tela.
(Malu fala)
Obrigada, Edu.
A imagem de Malu some, dando espaço à imagem de Eduardo no centro da tela.
(Eduardo fala)
Obrigado você, Malu, um prazer estar aqui pra falar desse assunto.
A imagem de Eduardo some, dando espaço à imagem de Malu no centro da tela. No canto inferior da tela, aparece o endereço do site www.itauasset.com.br em letras brancas. A frase fica alguns segundos na tela e desaparece.
(Malu fala)
Em nosso site, nós temos uma página dedicada para os fundos internacionais onde você pode conferir a prateleira completa e ter informações sobre cada um deles. Para investir é só acessar o seu Bankline. Até a próxima!
(Malu termina a fala)
A imagem de Malu esmorece, passando para um fundo cinza. Pode-se ler em letras brancas o seguinte texto: A Itaú Asset Management é o segmento do Itaú Unibanco especializado em gestão de recursos de clientes. Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 3631-2555. Consultas, sugestões, reclamações, críticas, elogios e denúncias, utilize o SAC: 0800 728 0728, todos os dias, 24 horas, ou o canal Fale Conosco (www.itau.com.br). Se necessário, contate a Ouvidoria Corporativa Itaú: 0800 570 0011 (em dias úteis das 9h às 18h) ou Caixa Postal 67.600, CEP 03162-971. Deficientes auditivos ou de fala, todos os dias, 24 horas, 0800 722 1722. Para mais informações acesse www.itauassetmanagement.com.br. Informação Pública - Política Corporativa de Segurança da Informação.
Cartela de encerramento com o título “Itaú Asset Management” em destaque. A cartela tem fundo branco e as letras são cinzas. No canto direito, ao lado do título, em tamanho médio, vemos o logo do banco Itaú nas cores azul e amarelo.
Fim da transcrição.